ABAIXO DE CÃO...


No Zambujeiro, de um lado está a Associação São Francisco de Assis, o parente "rico" e, ao lado, o canial/gatil municipal, o parente "pobre"... 

Embora ambos partilhem o mesmo espaço geográfico, as desigualdades são mais do que flagrantes. E, o mais curioso, é que ambos funcionam com verbas atribuídas pelo município, mas são considerados independentes!

Na Associação São Francisco de Assis os animais de companhia dispõem de excelentes condições de albergue, em contraste com o municipal que acolhe os animais errantes, vadios ou à ordem do tribunal. 




É aqui que, atualmente, 47 caninos e 16 felídeos (sobre) vivem, na sua maioria, em condições degradantes, com muitos deles alojados em anexos escuros e húmidos, onde as poças de água das lavagens das boxes nunca secam, onde o sol nunca entra, sem qualquer espaço exterior para puderem movimentar-se. Falamos de uma "ilha" de anexos! 






Mais recentemente, paredes meias com o pequeno pavilhão, que também serve de refeitório aos funcionários, foi construída, no exterior, uma gaiola em arame de quatro metros por quatro metros para albergar meia dúzia de felídeos. Já no outro extremo da "ilha" foi instalado um cercado, aparentemente destinado a passear os caninos, mas que está a ser usado por meia dúzia de cães com casotas degradadas. 

Ao Cascais24 não foi facultada a entrada em alguns anexos, fechados a cadeado, onde (sobre) vivem outros tantos caninos.


"Inaceitável", é como os voluntários da proteção animal de Cascais, representados pelo grupo Cascais+ pelos Animais e Munícipes, consideram  o atual estado dos "parentes pobres" do município cascalense.

Defendem que um concelho como Cascais,  que recebe prémios por ser um dos melhores locais turísticos, "destrói esta imagem, perante a degradação com que acolhe cães e gatos no seu Canil Municipal". 

Voluntários que reclamam, com urgência, o início das obras destinadas à criação de um verdadeiro e humano centro de acolhimento e proteção animal - projeto eleito no Orçamento Participativo de 2013, que o município tarda em tornar realidade. 

Confrontado por Cascais24, o Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal de Cascais informa e promete: É um projeto que não está e nunca esteve atrasado, que tem tido acompanhamento permanente dos proponentes, e cuja realização depende de pareceres de entidades superiores. As obras avançarão a breve trecho.”

A verdade é que, as promessas de melhoramentos, que dignifiquem a vida animal no canil de Cascais, não têm passado de...promessas.

Que o digam a própria Cascais+pelos Animais e Munícipes e, até, deputados municipais, que têm interpelado o executivo.

António de Lemos, do Grupo Municipal da CDU, e Paulina Esteves, do Bloco de Esquerda (BE) têm sido os deputados que mais interpelações têm feito a propósito. Na Assembleia Municipal de 23 de Março último, o deputado comunista interpelou o presidente Carlos Carreiras. A resposta foi de que "a Câmara de Cascais é a que melhor trata os animais". 

Vereador Nuno Piteira Lopes acusado de fazer promessas



Ao mesmo deputado, o vereador Nuno Piteira Lopes, com o pelouro responsável pelo canil/gatil,  assegurou "estarem resolvidas a maior parte das situações", o que António de Lemos considera uma "mentira", até porque, afirma, "visitou o canil/gatil a 7 de Abril" e continua tudo na mesma. 










António de Lemos tem denunciado degradação do canil



Já no ano passado, este deputado municipal, acompanhado de outros e, ainda do vereador Clemente Alves, tinham-se deslocado ao Canil/Gatil. Inclusivamente, acompanhados do próprio vereador com o pelouro, Nuno Piteira Lopes que, então, prometera durante 2015 "obras de melhoramento". Da promessa, é visível apenas a colocação de alguns cabos elétricos. Nada mais!

"O canil continua a ser uma prisão de animais, fria e húmida, em algumas zonas as águas das lavagens mantêm-se empoçadas, sem nunca secar, o cheiro é nauseabundo", denuncia o deputado António de Lemos.



   
Paulina Esteves também fez interpelações



Também Paulina Esteves, do Bloco de Esquerda, pediu explicações ao executivo em recente Assembleia Municipal e, também, na Assembleia de Freguesia de Alcabideche, onde tem assento.  Invariavelmente, as respostas são sempre as mesmas. Promessas de obras e de melhoramentos, que nunca mais chegam!


Se é verdade que Cascais é um dos poucos municípios que proibiu a eutanásia de animais, não é menos verdade que, até ao momento, não criou condições dignas para os albergar.

Aos amigos dos animais vale, no meio de tudo isto, a humanização e o profissionalismo que o atual Veterinário Municipal trouxe ao canil/gatil. Carlos Morbey tem manifestado "maior preocupação e respeito pelos animais, assim como pela disciplina dos funcionários encarregues dos cuidados diários do canil", ao contrário, asseguram, do que acontecia com Pinto da Rocha, que não foi reconduzido por Carlos Carreiras, por alegada "crueldade e negligência contra os animais internados".
Carlos Morbey, atual Veterinário Municipal, trouxe mais humanização

 



Contatado por Cascais24, o atual Veterinário Municipal Carlos Morbey escusou-se a prestar declarações, por não estar superiormente autorizado para o fazer. No entanto, foi deixando escapar que, "atualmente, os animais do canil até são passeados e assistidos diariamente" e que, independentemente das condições das instalações, "são bem tratados". 

Cascais24 voltará, em breve, a esta matéria, que também deveria ser investigada pelo próprio Ministério Público.





 


NOTICIAS RELACIONADAS
20 DENÚNCIAS POR MAUS TRATOS E ABANDONO DE ANIMAIS EM CASCAIS












dailyvid

FLICKR PHOTO STREAM

2010 BlogNews Magazine. All Rights Reserved. - Designed by SimplexDesign Posted by on . }